Automotive Brazil 2025 é um observatório de mercado dedicado a “produzir conhecimento sobre o mercado automobilístico brasileiro”.

O Observatório Automotive Brazil 2025 realiza estudos sobre a evolução e perspectivas de futuro do mercado automobilístico brasileiro para subsidiar o planejamento de longo prazo, a visão de futuro e os objetivos coletivos das Partes Interessadas na competitividade e sustentabilidade deste setor.

O principal interesse do Observatório Automotive Brazil 2025 é investigar em profundidade tendências e incertezas que podem impulsionar significativas transformações no setor automotivo e monitorar sua evolução ao longo do tempo, indicando possíveis caminhos para o desenvolvimento da indústria.

Para alcançar seus objetivos o Observatório Automotive Brazil 2025 realiza dezenas de pesquisas todos os anos, movimentando uma rede de especialistas composta por centenas de especialistas que atuam nos diversos elos da cadeia produtiva da indústria automobilística.

Além disso, mantemos fortes relações com indústria, agências governamentais, universidades, institutos de pesquisa, organizações trabalhistas, mídia e outros participantes importantes na comunidade internacional do setor automotivo.

Objetivos do Observatório Automotive Brazil 2025

  • Produzir conhecimento sobre o mercado automobilístico brasileiro

  • Valorizar e promover o conhecimento técnico e a interação entre especialistas

  • Estimular a discussão de temas críticos para o desenvolvimento do mercado automotivo no Brasil

  • Construir uma visão compartilhada de futuro que favoreça a ação coordenada das Partes Interessadas para maior competitividade e sustentabilidade da indústria automobilística brasileira

Idealizadores do Automotive Brazil 2025

PAULO CARDAMONE

CHIEF STRATEGY OFFICER

Paulo Cardamone atua na indústria automobilística há mais de 38 anos, em empresas nacionais e multinacionais, na gestão das áreas de marketing, planejamento estratégico e desenvolvimento de produtos. Durante este período, liderou projetos de consultoria da IHS Automotive e CSM Worldwide.

Cardamone tem grande experiência no desenvolvimento de projetos com o governo brasileiro e foi o consultor líder do INOVAR AUTO, projeto executado junto ao Ministério da Indústria e Comércio nas Legislações para conteúdo local e de emissões e eficiência de combustível.

Cardamone formou-se em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e possui MBA em Administração pela Universidade de São Paulo (USP). É Presidente do Comitê Estratégico Automotivo da AMCHAM (Campinas/SP) e membro da Society of Automotive Engineers (SAE).

ALEXANDRE AYRES

CHIEF PROJECT OFFICER

Alexandre Ayres é consultor em planejamento estratégico, inteligência competitiva e gestão do conhecimento há mais de 25 anos, servindo empresas privadas, associações e governos.

Ayres tem grande experiência em análise de mercado para a indústria automotiva, principalmente no desenvolvimento de projetos de geomarketing e análise de demanda, dando suporte à expansão da rede de concessionários das principais OEMs e desenvolvendo projetos de Cenários de Futuro para mais de 30 organizações globais.

Ayres possui mestrado em Tecnologia da Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade de Brasília (UnB) além de ser pós-graduado em Inteligência Competitiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Alianças Estratégicas